A virtualização trouxe grandes benefícios para a sociedade e para as empresas, mas ao mesmo tempo, os riscos contra a segurança deslocaram-se das ruas para as redes. Criminosos, a concorrência desleal e hackers estão prontos para explorar os pontos fracos das empresas para ter acesso a dados.
Proteger a empresa contra perigos e ataques cibernéticos evita perdas econômicas, de vendas e de clientes insatisfeitos ao ver um negócio exposto.
Para termos uma ideia desse mercado e seus riscos, o estudo Cyber Security Market Trends & Growth Report, 2021-2028, da consultoria internacional Global View Research, estima que o mercado global de cibersegurança foi de 167,13 bilhões de dólares em 2020, e deve registrar uma taxa anual de crescimento anual médio de 10,9% entre 2021 e 2028. Já segundo a consultora internacional Gartner, Inc., 61% dos diretores de tecnologia de grandes empresas consideram a cibersegurança a principal prioridade para novos gastos neste ano e no futuro.
Pensando em medidas de prevenção para assegurar o armazenamento, a administração e a transferência segura das informações, a CBL Soluções preparou uma lista de 10 passos para proteger a sua empresa e seus dados de ciberataques. A ideia é criar um plano de gerenciamento de riscos cibernéticos dentro da sua empresa.
Criar uma estratégia cibernética separada da área de TI
A cibersegurança não deve ser um tema restrito à equipe de TI, mesmo em uma empresa pequena. A segurança dos sistemas é um risco comercial e toda a equipe precisa ter um mínimo de conhecimento. É importante treinar sobre questões básicas como filtrar spam e identificar e-mails maliciosos. Um clique errado em um e-mail pode colocar a empresa em risco.
Desenvolver um Plano de Resposta para Incidentes Cibernéticos
Um plano pode ajudar a detectar, responder e se recuperar mais rapidamente de ciberataques. Ele deve indicar claramente como documentar e mitigar os ciberataques, além de delinear os passos necessários para retomar o funcionamento de sistemas e softwares o mais rápido possível.
Criar um protocolo de senha forte
A empresa deve usar um gerenciador de senhas de caracteres alfanuméricos e especiais aleatórios, criptografados. Os funcionários verificam sua identidade, com autenticação de dois fatores, usando apenas uma senha mestra e evitam o acesso de qualquer pessoa.
Habilitar Atualizações Automáticas do Sistema Operacional
Atualizações para sistemas operacionais reduzem a vulnerabilidade de versões anteriores.
Usar conexões seguras para os dispositivos da empresa
A equipe só deve se conectar à rede corporativa usando dispositivos da empresa, e os dispositivos da empresa não devem ser conectados a uma rede pública. Quando a conexão é feita fora da empresa, em home office, por exemplo, a rede deve ser privada, hotspot móvel ou uma rede VPN recomendada. Os funcionários devem seguir um protocolo seguro ao visitarem os sites.
Manter um Antivírus atualizado
Ter um software antivírus não basta, porque hackers produzem novos vírus todos os dias. A atualização do antivírus ajuda a identificar novos malware, spyware, ransomware e outros tipos de vírus e aumenta suas chances de serem removidos. Assim como com os sistemas operacionais, o software antivírus pode ser configurado para ser atualizado automaticamente.
Limitar o número de administradores de rede
Nenhum funcionário fora do departamento de TI deve ter a capacidade de alterar a rede ou instalar aplicações. É necessário eliminar as contas de funcionários que não são mais empregados da organização.
Descarte o equipamento e os dados de forma segura
Equipamentos podem ter informações sensíveis e não devem ser simplesmente descartados quando não estiverem mais em uso. O disco rígido deve ser completamente formatado para remover todos os dados, e deve ser triturado ou reciclado eletronicamente. Sem destruição física qualquer dado associado pode ser totalmente recuperado. Mas não esqueça de fazer o backup dos dados antes disso.
Usar e-mail criptografado ou servidor de mensagens
A utilização de um e-mail criptografado ou servidor de mensagens para comunicar informações e senhas relacionadas ao trabalho limita a chance de interceptação de mensagens. Servidores de e-mail com tecnologia de filtragem de spam localizam e removem automaticamente os e-mails que parecem ser ataques de phishing, por exemplo.
Realizar avaliações regulares de cibersegurança cibernética
Sistemas e softwares precisam ser auditados continuamente para procurar novos riscos. Uma boa prática é contratar regularmente um consultor independente de cibersegurança sem os vícios e costumes da equipe interna, e que pode fazer recomendações novas.