A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) começou a valer em 2020, porém, as sanções só começaram a ser aplicadas em agosto de 2021. A nova legislação garante maior privacidade para os dados pessoais. A legislação foi inspirada no regulamento de proteção de dados da União Europeia, em vigor desde 2018.
As empresas que não cumprirem as diretrizes previstas pela LGPD estão sujeitas a advertências, multas de até 2% do faturamento anual e, até mesmo, a proibição parcial ou total da atividade referente ao tratamento de dados. A fiscalização é de responsabilidade da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).
Levantamento da Akamai Technologies aponta que 64% das empresas brasileiras não estão em conformidade com a LGPD e quase um quarto (24%) delas sequer sabem do que se trata a legislação. Para evitar problemas, saiba abaixo se sua empresa está realmente adequada às novas regras:
O que é LGPD
Primeiro passo para saber se sua empresa está realmente adequada é entender o que é LGPD. A regulamentação tem o objetivo de estabelecer uma relação mais transparente entre pessoas físicas e empresas. Em tese, a lei garante que os dados fornecidos por um cidadão brasileiro a uma companhia estão seguros.
Um exemplo é a venda de dados para fins comerciais, prática comum no Brasil. Até então, uma determinada empresa podia comprar a base de dados com informações de clientes de outra empresa. Além disso, as companhias de tecnologia coletavam dados das pessoas conforme o uso das redes sociais no celular, por exemplo.
A partir de agora, a LGPD assegura direitos fundamentais por meio de práticas mais transparentes e seguras. Embora as empresas ainda possam coletar e vender sua base de dados, elas precisam do consentimento do usuário ou cliente.
Segurança de dados
Um ponto fundamental para a sua empresa estar adequada à LGPD é garantir a segurança de dados não apenas da companhia, mas também dos seus clientes. Para isso, é necessário investir em sistemas e ferramentas de proteção de dados. Atualmente, há opções acessíveis para empresas de diversos portes e categorias.
A CBL Soluções é a única empresa no Brasil que oferece serviços conjuntos de armazenamento, segurança e recuperação de dados. Conheça 5 ferramentas que ajudam na segurança de dados do seu negócio, garantindo adequação à LGPD:
1- Sistema de backup automatizado em nuvem: Esta ferramenta permite a realização de cópias de segurança de todos os dados desejados em uma nuvem. A medida evita perdas em caso de falhas mecânicas ou humanas. A CBL Cloud Backup, que possui data center próprio, evitando vazamentos e invasões, é uma das soluções disponíveis no mercado.
2- Firewall: O firewall é um dos melhores recursos para proteção de dados das empresas. A ferramenta impede o tráfego e o fluxo de dados indesejados, evitando perdas, vazamentos e até mesmo o sequestro de dados. O mecanismo também alerta o usuário sobre sites que apresentam algum risco. A CBL Soluções oferece um firewall próprio, desenvolvido por meio de cooperação internacional.
3- Criptografia: A criptografia de dados embaralha informações para que, mesmo que uma pessoa intercepte a comunicação, não consiga compreender o que está sendo dito. O procedimento é feito por meio de algoritmos, que só podem ser decifrados com as chaves adequadas. A encriptação também pode ser feita em dispositivos de armazenamento portáteis, como HDs e SSDs.
4- Computação forense: A computação forense tem como tarefa questões relacionadas à segurança digital. Ela permite avaliar e sugerir melhores práticas de prevenção aos crimes cibernéticos, eliminando possíveis falhas ou vulnerabilidades. A análise é feita por meio de uma auditoria digital e pode ocorrer após problemas ou de forma preventiva.
5- Destruição segura de dados: Quando a sua empresa contrata este serviço, a prestadora apaga os dados com segurança, lógica e magneticamente. Ela também deve providenciar a destruição física de maneira irrecuperável. A CBL Soluções oferece este serviço seguindo parâmetros internacionais.
Colocando a LGPD em prática
A sua empresa só estará totalmente adequada à LGPD se toda equipe estiver engajada e preparada para as novas regras. Por isso, a recomendação é que todos os colaboradores sejam treinados de acordo com a lei de proteção de dados.
Outro aspecto importante é a designação de um encarregado pela proteção de dados da empresa, também chamado de DPO (Digital Protection Officer). Esta pessoa pode ser alguém que já seja da empresa e seja capacitado para a atividade. Há também a possibilidade de contratar um advogado especializado para esta tarefa.
Agora que você viu os principais pontos, já pode saber se a sua empresa está realmente adequada à LGPD. Conte com a CBL Soluções para melhorar a segurança dos dados da sua companhia.