Se a sua empresa vai descartar um equipamento, como um computador, precisa ficar atenta aos dados que estão armazenados nele. Não basta apagar as informações da máquina de maneira convencional. Para garantir a segurança, é preciso investir na destruição segura de dados, feito por empresas especializadas como a CBL Soluções.
Inclusive, o procedimento é uma das previsões da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que garante a privacidade para os dados pessoais. A regra vale tanto para a proteção contra roubo ou sequestro de informações, quanto para a venda dos dados, que, desde 2020, requer a ciência da pessoa física.
Caso a destruição não seja feita corretamente, criminosos podem violar os dados contidos no equipamento, expondo clientes ou usuários e a própria empresa. Segundo a LGPD, mesmo após o descarte ou doação de um item, caso os dados sejam vazados, a responsabilidade é sempre de quem armazenou as informações.
Como fazer a destruição segura de dados
A destruição segura de dados está disponível e pode ser feita de diversas maneiras: a empresa pode comprar ou locar um equipamento específico, ou contratar uma empresa especializada. A CBL Soluções está credenciada para este procedimento e segue normas brasileiras e internacionais de segurança da informação.
Quando a sua empresa contrata este serviço, a prestadora apaga os dados com segurança, lógica e magneticamente. Ela também deve providenciar a destruição física de maneira irrecuperável, seguindo as normas ambientais para o descarte dos resíduos.
A CBL Soluções oferece todas as etapas para a destruição segura de dados de acordo com as determinações do DSS (Defense Security Service; em português, Serviço de Segurança de Defesa), dos Estados Unidos.
Quais são as etapas da destruição segura de dados
O primeiro passo da destruição segura de dados é a desmagnetização. Este processo é feito em dispositivos magnéticos, que é destruído por meio de cargas magnéticas que apagam imediatamente as informações. Em seguida, é feita a destruição física da mídia por processo industrial.
Por fim, a CBL Soluções destina os resíduos por meio de reciclagem por fusão de uma mistura de materiais, que não agride o meio ambiente. Isso porque o material resultante pode ser reaproveitado pela indústria.