Atualização para o Windows 11 pode causar perda de dados. Veja como evitar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Microsoft incluiu dois novos requisitos ligados à segurança do computador pela primeira vez

A Microsoft liberou em outubro de 2021 a atualização para o Windows 11. A nova versão é gratuita para quem já é usuário. No entanto, antes de instalar, é preciso ter certeza de que a máquina é compatível. Caso não cumpra os requisitos e a instalação seja feita, o usuário pode perder dados e funcionalidades do computador.

As principais mudanças que podem causar prejuízo ao usuário são a obrigatoriedade de um chip TPM (Módulo de Plataforma Confiável, em português) 2.0 e da UEFI (Interface Unificada de Firmware Extensível, em português). Ambas as ferramentas atuam na segurança das informações do computador e precisam estar ativadas quando a atualização for instalada.

Embora os recursos já existam nas máquinas com o Windows, esta é a primeira vez que a Microsoft adiciona esses requisitos para atualizar o sistema operacional. Para garantir a recuperação de dados que podem ser perdidos, a orientação é que a pessoa grave a senha de criptografia no momento da atualização.

A senha de criptografia fica gravada na conta Microsoft do usuário, o que não acontece para quem obteve o programa ilegalmente. Sem a chave para descriptografar, não é possível recuperar informações, nem mesmo com a contratação de empresas especialistas em recuperação de dados.

O que é o chip TPM

O chip TPM – pode ser um componente da placa-mãe ou estar no firmware, sendo uma “camada” de software – é responsável pelas informações de inicialização do sistema, garantindo, entre outras coisas, a integridade do software. Assim, esta ferramenta impede que programas maliciosos consigam driblar a segurança da máquina.

Para saber se o seu computador tem o TPM físico, aperte a tecla Windows do teclado, digite “tpm.msc” e aperte enter. Na tela, irá aparecer se o TPM está funcionando e qual é a versão instalada. Caso não seja localizado, é preciso consultar se o modelo possui a versão de software do TPM (AMD fTPM ou Intel PTT).

O que é UEFI

O UEFI tem como função unificar a linguagem dos componentes dos computadores para que o sistema operacional tenha o melhor desempenho possível. É por meio dele que a máquina reconhece comandos do teclado, por exemplo. Ele é implementado por um software básico, que normalmente fica armazenado na placa-mãe. 

Para saber se o seu computador tem o UEFI, aperte a tecla Windows do teclado, digite “msinfo32” e aperte enter. No lado esquerdo, clique em “Recursos do sistema”. Na tela que vai abrir, do lado direito, confira o campo “Modo da BIOS”. Se estiver “UEFI”, significa que o dispositivo já está no modo desejado.

Assine nossa NewsLetter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *