Microsoft incluiu dois novos requisitos ligados à segurança do computador pela primeira vez
A Microsoft liberou em outubro de 2021 a atualização para o Windows 11. A nova versão é gratuita para quem já é usuário. No entanto, antes de instalar, é preciso ter certeza de que a máquina é compatível. Caso não cumpra os requisitos e a instalação seja feita, o usuário pode perder dados e funcionalidades do computador.
As principais mudanças que podem causar prejuízo ao usuário são a obrigatoriedade de um chip TPM (Módulo de Plataforma Confiável, em português) 2.0 e da UEFI (Interface Unificada de Firmware Extensível, em português). Ambas as ferramentas atuam na segurança das informações do computador e precisam estar ativadas quando a atualização for instalada.
Embora os recursos já existam nas máquinas com o Windows, esta é a primeira vez que a Microsoft adiciona esses requisitos para atualizar o sistema operacional. Para garantir a recuperação de dados que podem ser perdidos, a orientação é que a pessoa grave a senha de criptografia no momento da atualização.
A senha de criptografia fica gravada na conta Microsoft do usuário, o que não acontece para quem obteve o programa ilegalmente. Sem a chave para descriptografar, não é possível recuperar informações, nem mesmo com a contratação de empresas especialistas em recuperação de dados.
O que é o chip TPM
O chip TPM – pode ser um componente da placa-mãe ou estar no firmware, sendo uma “camada” de software – é responsável pelas informações de inicialização do sistema, garantindo, entre outras coisas, a integridade do software. Assim, esta ferramenta impede que programas maliciosos consigam driblar a segurança da máquina.
Para saber se o seu computador tem o TPM físico, aperte a tecla Windows do teclado, digite “tpm.msc” e aperte enter. Na tela, irá aparecer se o TPM está funcionando e qual é a versão instalada. Caso não seja localizado, é preciso consultar se o modelo possui a versão de software do TPM (AMD fTPM ou Intel PTT).
O que é UEFI
O UEFI tem como função unificar a linguagem dos componentes dos computadores para que o sistema operacional tenha o melhor desempenho possível. É por meio dele que a máquina reconhece comandos do teclado, por exemplo. Ele é implementado por um software básico, que normalmente fica armazenado na placa-mãe.
Para saber se o seu computador tem o UEFI, aperte a tecla Windows do teclado, digite “msinfo32” e aperte enter. No lado esquerdo, clique em “Recursos do sistema”. Na tela que vai abrir, do lado direito, confira o campo “Modo da BIOS”. Se estiver “UEFI”, significa que o dispositivo já está no modo desejado.