Google Drive e Onedrive são suficientes para armazenar meus dados?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A nuvem permite o armazenamento de dados em um servidor compartilhado e remoto, que pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Trata-se de um modelo crescente em todo o mundo, uma vez que oferece mobilidade, aspecto importante com a popularização do trabalho remoto, e evita gastos financeiros e de espaço com hardwares como pen-drives, HDs e SSDs. 

Quando falamos em cloud (nuvem, em inglês), outro benefício é a segurança, já que o serviço é menos suscetível ao compartilhamento de vírus e a possíveis defeitos de mídias físicas. As principais empresas de tecnologia oferecem o serviço, sendo o Google Drive e o Onedrive, da Microsoft, dois dos mais conhecidos e utilizados entre pessoas físicas e empresas. Entretanto, eles são suficientes para armazenar seus dados?

Capacidade de armazenamento

O Google Drive oferece 15 GB de armazenamento gratuito para todos os usuários, capacidade que costuma ser suficiente para pessoas físicas. Quem precisa de mais espaço precisa contratar um plano, cujas opções iniciam em 100 GB e vão até 30 TB. Lembre-se que a nuvem é contratada sob demanda, então, é possível aumentar ou diminuir o plano de acordo com a necessidade de cada período.

Embora o espaço sem custo pareça pequeno, a maioria dos arquivos básicos, como planilhas, arquivos de texto e PDFs, não têm peso significativo. As fotos, que costumam ser mais pesadas, podem ser guardadas no Google Fotos, plataforma de armazenamento em nuvem exclusiva para imagens e que possui capacidade própria.

Já o Onedrive oferece 5 GB de espaço para armazenamento gratuito, com planos pagos de até 5 TB. Ainda que as opções de tamanho sejam menores do que o Drive, os planos oferecidos pela Microsoft costumam ser significativamente mais baratos. Assim, ao precisar contratar um serviço de armazenamento em nuvem, é importante pesquisar os preços para encontrar a melhor solução para sua companhia.

Segurança

Conforme mencionado, os serviços de armazenamento em nuvem são considerados seguros e operam com criptografia. Contudo, quando o assunto envolve dados sigilosos e sensíveis, todo cuidado é pouco. Antes de pagar por uma dessas clouds, é importante pesquisar como funciona o sistema de segurança para saber se atende aos requisitos para uso pessoal ou da sua empresa.

O Onedrive, por exemplo, criptografa as informações enquanto elas estão sendo transferidas para a nuvem, procedimento comum na maioria dos serviços. Porém, esse drive oferece criptografia apenas para clientes empresariais e corporativos, enquanto contas pessoais e individuais acabam ficando mais expostas – neste caso, há certa segurança contra ataques hackers por meio da verificação em duas etapas.

Por sua vez, o Google Drive também faz a criptografia dos arquivos quando eles estão sendo transferidos, porém, utiliza a criptografia AES de 128 bits, que dificulta a decodificação. O que preocupa especialistas é o fato dessas camadas de segurança serem relativamente novas, pois começaram a ser usadas só em 2013. Assim como a maioria dos concorrentes, também oferece o processo de verificação em duas etapas.

Backup automatizado em nuvem

Em tempos de crescimento dos cibercrimes e a preocupação acerca dos termos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), é importante adotar protocolos para reduzir os riscos de perdas, sequestros e vazamentos de dados causados por falhas técnicas ou humanas. Uma solução é o backup automatizado em nuvem. A CBL Soluções é uma das poucas companhias do Brasil que oferecem este serviço de maneira segura.

O CBL Cloud Backup oferece criptografia em vários níveis e compactação de dados, além de ser compatível com todos os sistemas operacionais e ter flexibilidade de acordo com a demanda – há opções de 500 GB, 15 TB e planos personalizados. A empresa possui o know-how e tecnologia de ponta quando o assunto é cibersegurança, somadas a preços competitivos. Faça seu orçamento sem compromisso clicando aqui.

Google Drive e Onedrive são suficientes para armazenar meus dados?

Depende. Escolher um serviço de armazenamento em nuvem depende do volume de arquivos que serão transferidos mensalmente e do nível de segurança esperado pelo usuário. Hoje, o mercado possui opções competitivas que se encaixam em diversos perfis, portanto, a dica é não escolher um serviço apenas por ser o mais popular. Pesquise qual é a melhor opção de acordo com suas necessidades particulares ou da sua empresa.

Assine nossa NewsLetter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *