No dia a dia, poucas coisas são tão desagradáveis quanto precisar baixar ou enviar um documento, mas a internet está lenta e prejudica o andamento de todo o trabalho. Embora a velocidade do plano de banda larga faça a diferença, há alguns fatores que prejudicam o desempenho da internet mesmo que o serviço contratado seja rápido e de qualidade.
Veja cinco “ladrões de banda larga” e saiba como evitá-los:
1- Vírus
Vírus, malwares, spywares e outras ameaças podem deixar a conexão mais lenta, além de prejudicar o dispositivo em si. Por isso, a recomendação é manter o antivírus e o firewall sempre atualizados, assim como realizar varreduras periódicas para identificar possíveis infecções. Outra dica é evitar baixar arquivos cuja procedência o usuário desconhece e não acessar links suspeitos.
2- Número de aparelhos conectados
A rede pode ficar sobrecarregada dependendo do número de aparelhos conectados. O comprometimento é ainda maior quando são usados serviços que exigem um grande volume de dados, tais como streaming de vídeos, download e upload de arquivos. Por isso, o ideal é que o wi-fi tenha senha, assim vizinhos oportunistas não vão utilizar o mesmo sinal, diminuindo os efeitos na velocidade de conexão.
3- Hardwares obsoletos
Equipamentos obsoletos também podem ser vilões. Dispositivos ultrapassados, tanto computadores quanto o próprio modem e roteador, podem falhar, além de causar quedas e lentidão da conexão. O mesmo vale para os firmwares (softwares embarcados), que devem ser sempre atualizados com o auxílio de um profissional.
4- Alcance do wi-fi
Há casos onde o problema está no alcance do wi-fi, mas a pessoa acha que a questão está na banda larga. Normalmente, os roteadores têm alcance de 300 metros, entretanto, as ondas são prejudicadas por paredes, portas, vidros, espelhos e até mesmo capinhas de celular metálicas, que atrapalham a recepção do sinal. Caso o bluetooth esteja ligado em algum dispositivo mais antigo, ele também pode interferir no sinal.
A dica é levar o notebook ou smartphone para diferentes pontos da residência para verificar onde o sinal é maior e menor, assim, será possível identificar barreiras que possam estar prejudicando o desempenho. Também é possível usar repetidores de sinal para aumentar o alcance do wi-fi pelo ambiente.
5- Aplicativos e outros recursos
Conforme mencionado, alguns serviços de internet consomem mais banda larga do que outros. Além dos streamings em vídeo, fazer o upload de arquivos para a nuvem, sobretudo fotos e vídeos, e jogos online podem diminuir a velocidade. Neste caso, fique atento ao que está aberto em segundo plano e, caso tenha mais pessoas em casa, vale negociar o uso da internet para melhorar o desempenho em momentos críticos.
Outros ladrões de banda larga são os complementos de navegador, como complementos multimídia, barras de pesquisa e outros programas que normalmente aparecem na barra de ferramentas do navegador. É possível desativá-los para testar se estão prejudicando a velocidade.