O que é VPN, e para que ela serve?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

VPN é a sigla inglesa para Rede Privada Virtual e é uma ferramenta valiosa para a navegação privada e segura na internet. A ferramenta estabelece uma comunicação entre o dispositivo e a internet por meio de criptografia dos dados transmitidos. Assim, eles não podem ser acessados por hackers, o que torna a tecnologia valiosa para quem lida com informações sigilosas e empresas que adotam o trabalho remoto.

Atualmente, é possível usar a VPN tanto de um computador quanto de um smartphone. Quando isso acontece, a única informação que o provedor tem sobre a navegação é que o dispositivo está conectado a um servidor remoto, que pode estar instalado em qualquer parte do mundo. Neste caso, todas as atividades se tornam anônimas, já que não é possível identificar o IP da máquina.

Por outro lado, quando a tecnologia não está ativada, o provedor registra todas as movimentações do usuário e, inclusive, coleta dados demográficos e outras informações de analytics. Esses elementos também são usados nas publicidades que aparecem nas redes sociais e diferentes sites, pois grande parte do conteúdo patrocinado é entregue de maneira personalizada de acordo com dados de navegação.

Como funciona

O mercado oferece diversas opções de VPN, porém, desenvolvedores sérios oferecem soluções como criptografia do endereço de IP e de protocolos (ou cookies), “kill switch” (encerramento de aplicativos após queda repentina e prolongada) e autenticação multifator. A rede privada virtual usa o método chamado tunelamento, que é o encapsulamento dos dados para que eles se tornem anônimos.

Vale lembrar que a rede privada virtual pode ser acionada e desativada com um simples comando do tipo liga/desliga. Portanto, não compromete o funcionamento do dispositivo ou de quaisquer aplicações instaladas. Assim, a pessoa que usa o notebook para diferentes fins pode ativar ou desativar a ferramenta várias vezes ao dia conforme a necessidade.

A VPN pode ser instalada individualmente nas máquinas ou via roteador VPN, onde todos os aparelhos conectados já funcionam neste sistema seguro e privado. A segunda opção é recomendada quando os dispositivos que estão conectados têm configurações mais complexas, como smart TVs.

Benefícios

Esse conjunto de ferramentas permite uma navegação mais segura mesmo quando o dispositivo está conectado a redes públicas de wi-fi. Trata-se de uma tecnologia importante para quem lida com documentos sigilosos, dados sensíveis ou simplesmente deseja aumentar a segurança da navegação. Ela é muito usada por empresas que adotam o trabalho remoto, já que previne ataques e vazamentos na rede corporativa.

A VPN também tem aplicações mais simples. Por exemplo, quando um brasileiro viaja ao exterior e deseja assistir uma série via streaming, em uma conta criada no Brasil, ele pode não conseguir devido às autorizações de cada região. No entanto, se o usuário acionar a VPN no notebook, tablet ou smartphone, a atividade deixa de ser rastreada e ele conseguirá assistir ao conteúdo que desejar independentemente de onde esteja.

Assine nossa NewsLetter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *