VPN é a sigla inglesa para Rede Privada Virtual e é uma ferramenta valiosa para a navegação privada e segura na internet. A ferramenta estabelece uma comunicação entre o dispositivo e a internet por meio de criptografia dos dados transmitidos. Assim, eles não podem ser acessados por hackers, o que torna a tecnologia valiosa para quem lida com informações sigilosas e empresas que adotam o trabalho remoto.
Atualmente, é possível usar a VPN tanto de um computador quanto de um smartphone. Quando isso acontece, a única informação que o provedor tem sobre a navegação é que o dispositivo está conectado a um servidor remoto, que pode estar instalado em qualquer parte do mundo. Neste caso, todas as atividades se tornam anônimas, já que não é possível identificar o IP da máquina.
Por outro lado, quando a tecnologia não está ativada, o provedor registra todas as movimentações do usuário e, inclusive, coleta dados demográficos e outras informações de analytics. Esses elementos também são usados nas publicidades que aparecem nas redes sociais e diferentes sites, pois grande parte do conteúdo patrocinado é entregue de maneira personalizada de acordo com dados de navegação.
Como funciona
O mercado oferece diversas opções de VPN, porém, desenvolvedores sérios oferecem soluções como criptografia do endereço de IP e de protocolos (ou cookies), “kill switch” (encerramento de aplicativos após queda repentina e prolongada) e autenticação multifator. A rede privada virtual usa o método chamado tunelamento, que é o encapsulamento dos dados para que eles se tornem anônimos.
Vale lembrar que a rede privada virtual pode ser acionada e desativada com um simples comando do tipo liga/desliga. Portanto, não compromete o funcionamento do dispositivo ou de quaisquer aplicações instaladas. Assim, a pessoa que usa o notebook para diferentes fins pode ativar ou desativar a ferramenta várias vezes ao dia conforme a necessidade.
A VPN pode ser instalada individualmente nas máquinas ou via roteador VPN, onde todos os aparelhos conectados já funcionam neste sistema seguro e privado. A segunda opção é recomendada quando os dispositivos que estão conectados têm configurações mais complexas, como smart TVs.
Benefícios
Esse conjunto de ferramentas permite uma navegação mais segura mesmo quando o dispositivo está conectado a redes públicas de wi-fi. Trata-se de uma tecnologia importante para quem lida com documentos sigilosos, dados sensíveis ou simplesmente deseja aumentar a segurança da navegação. Ela é muito usada por empresas que adotam o trabalho remoto, já que previne ataques e vazamentos na rede corporativa.
A VPN também tem aplicações mais simples. Por exemplo, quando um brasileiro viaja ao exterior e deseja assistir uma série via streaming, em uma conta criada no Brasil, ele pode não conseguir devido às autorizações de cada região. No entanto, se o usuário acionar a VPN no notebook, tablet ou smartphone, a atividade deixa de ser rastreada e ele conseguirá assistir ao conteúdo que desejar independentemente de onde esteja.