A tecnologia está cada vez mais avançada. Diante de tantas novidades, as empresas podem ficar perdidas na hora de alocar recursos. Recentemente, a consultoria Gartner divulgou as tecnologias estratégicas que são tendências e precisam ser exploradas pelas companhias em 2023.
Segundo Frances Karamouzis, vice-presidente e analista da Gartner, as organizações precisam ir além do corte de custos e adotar novas maneiras de atingir a excelência operacional, mantendo a aceleração da transformação digital, mesmo em períodos de turbulência. As palavras de ordem no planejamento de investimentos em tecnologia são otimização, escala e pioneirismo, disse o especialista.
A CBL Tech separou cinco tendências, com base no relatório divulgado pela Gartner, que você deve ficar de olho ao investir em tecnologia na sua empresa. Confira:
1- Sustentabilidade
Atualmente, a preocupação com o ESG (sigla em inglês para Meio-ambiente, Social e Governança) está presente em todos os setores. Tanto que o meio-ambiente e as mudanças sociais estão entre as três principais preocupações dos investidores, ou seja, executivos devem escolher tecnologias que viabilizem objetivos sustentáveis, a exemplo da redução dos impactos das atividades da companhia na sociedade.
2- Metaverso
De acordo com a Gartner, o metaverso é um ambiente virtual 3D coletivo, criado pela convergência das realidades física e digital. Embora ainda esteja engatinhando, trata-se de um tendência que não deve ser deixada de lado, pois terá sua própria economia virtual, possibilitando a criação de novas moedas virtuais e NFTs (sigla em inglês para Tokens Não-Fungíveis).
3- ‘Superapps’
Outra tendência para ficar de olho em 2023 são os ‘superapps’ ou ‘super aplicativos’ em português. Trata-se de uma combinação dos recursos de aplicativos, plataformas e ecossistemas, criando um conjunto único de funcionalidades em um ambiente onde terceiros podem desenvolver e publicar seus próprios mini aplicativos.
A expectativa é que os superapps sejam usados em dispositivos móveis e desktops, consolidando e substituindo vários aplicativos. Isso facilitará as rotinas de clientes e funcionários. Segundo a Gartner, 50% das pessoas serão usuários ativos diários de super aplicativos até 2027.
4- IA adaptável
A inteligência artificial (IA) já está presente em nosso dia a dia. Porém, ela está ganhando habilidades para se adaptar rapidamente às mudanças nas circunstâncias do mundo real que não estavam previstas inicialmente. Assim, a IA adaptável se torna uma ferramenta importante para operações com mudanças rápidas no ambiente externo ou em metas corporativas que exigem uma resposta rápida.
5- Plataformas setoriais em nuvem
Nós já falamos sobre o crescimento e os benefícios dos softwares em nuvem. Seguindo essa toada, as plataformas setoriais em nuvem são tendência, uma vez que combinam soluções de SaaS (Software as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service) para oferecer um conjunto completo de recursos de acordo com a área de atuação da companhia. A ideia é otimizar diversas atividades das empresas.