Tendências digitais para 2023 

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Todos os dias chegam aos nossos ouvidos novidades do mundo digital. Metaverso, realidade virtual, realidade aumentada, Web3 e outros termos estão recheando os noticiários quando o assunto é futuro. 

Na prática, sabemos que nem todos os conceitos já são aplicáveis à realidade das empresas. Por isso, separamos tendências para sua companhia realmente ficar de olho em 2023. Confira:

Mais investimento em cibersegurança

Atualmente, investir em cibersegurança é essencial para qualquer companhia digitalizada, pois os ataques cibernéticos não param de crescer e estão cada vez mais sofisticados. A alocação de recursos nesse setor é essencial não apenas para evitar perdas financeiras, mas também para garantir a reputação.

Uma pesquisa da Gartner indicou que a projeção é de aumento de 6,3% no orçamento de TI nas empresas da América Latina, sendo a segurança cibernética uma das três áreas que são prioridades, segundo 31% dos entrevistados.

A recomendação é desenvolver um plano prevendo riscos e ameaças, além das ações cabíveis para cada intercorrência visando minimizar prejuízos, colocando-o em prática em todos os setores da empresa, envolvendo colaboradores de todos os níveis hierárquicos. Também é importante investir na capacitação e atualização dos profissionais.

Web3 e tecnologias relacionadas

A Web3 (também chamada de Web 3.0) foi um dos grandes destaques do Web Summit 2022, evento mundial mais importante de tecnologia e inovação, realizado em Portugal no ano passado. 

O novo protocolo descentraliza as atividades, ou seja, os usuários irão realizar ações na internet sem a necessidade de um intermediário apenas com o uso de blockchain. Nós falamos sobre a Web3 neste texto.

Isso significa que as redes sociais, o armazenamento e a monetização de conteúdo como conhecemos hoje irão mudar completamente. Postagem de fotos e textos, conversas virtuais e criação de sites, por exemplo, deixarão de depender de plataformas como Instagram, Whatsapp e WordPress.

A partir da Web3, outras tendências surgem e ganham força. Uma delas é o metaverso, que ainda engatinha entre a população geral, mas já recebe atenção considerável de gigantes da tecnologia – Microsoft e Nvidia estão desenvolvendo plataformas de metaverso para colaboração em projetos digitais.

Além disso, já temos casos em que as organizações estão usando tecnologias pensadas para o metaverso em outras situações. Hoje, já é relativamente comum empresas que conduzem treinamentos e simulações por meio de RA (Realidade Aumentada) e RV (Realidade Virtual), por exemplo.

Plataformas setoriais em nuvem

A nuvem é um recurso consolidado quando falamos em armazenamento e backup. Segundo a consultoria Gartner, a ferramenta também irá se tornar uma aliada na criação de plataformas setoriais. 

As plataformas setoriais em nuvem combinam soluções de SaaS (Software as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service) para oferecer um conjunto completo de recursos de acordo com a área de atuação da companhia, com ferramentas personalizadas para otimizar as atividades da organização.

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