Você já pesquisou na internet um produto e depois apareceu um anúncio do mesmo produto nas suas redes sociais? Apesar de parecer coisa de outro mundo ou que as plataformas digitais estão lendo a sua mente, isso acontece por causa dos cookies. E, se essas aparições te assustam, fique tranquilo porque elas estão com os dias contados.
Tratam-se de pequenos arquivos que um site envia ao navegador com dados de navegação do usuário. Todo tipo de informação é coletada, como detalhes de login, páginas que clicou, onde o mouse passou e itens que foram adicionados ao carrinho, possibilitando que a empresa tenha um perfil detalhado com preferências e comportamentos dos usuários.
Os cookies são cruciais para as empresas conhecerem a audiência e oferecerem serviços ou produtos personalizados. Uma vez que as empresas estão cada vez mais digitalizadas, esses elementos são importantes para a estratégia de diversas áreas, como marketing e vendas, principalmente de e-commerces.
No entanto, a partir de 2024, o Google não vai mais aceitar a utilização de cookies de terceiros em suas plataformas, incluindo o site de buscas, Gmail, Google Drive e outros, e no Google Chrome. O impacto deve ser sentido pelas empresas que contam com esses dados, já que 65% dos usuários usam o navegador da big tech.
Por que o Google tomou essa decisão?
Uma das principais justificativas para a eliminação de cookies de terceiros pelo Google é a privacidade e proteção de dados dos usuários. Vale lembrar que a decisão não é inédita, já que outros navegadores, como o Safari, da Apple, já adotaram essa postura por motivos semelhantes.
As mudanças seguem a tendência mundial de proteção de dados pessoais. Tanto que, no Brasil, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) exige que os sites coletem as informações apenas mediante autorização do usuário. O mesmo acontece com as leis similares da Europa e dos Estados Unidos.
Além das adequações às demandas legais, o Google tem um projeto maior por trás da decisão, o Privacy Sandbox. A promessa é apresentar um conjunto de novas ferramentas para substituir os cookies, melhorando a privacidade dos usuários ao mesmo tempo que possibilita que as marcas monetizem conteúdos online.
O que muda para as empresas
As organizações que utilizam cookies em seus sites precisam se adequar às exigências da LGPD. Ao mesmo tempo, é necessário pensar em novas maneiras para coletar informações da audiência para não prejudicar a estratégia digital a partir de 2024.