Em uma época em que fazemos tudo conectado à internet, o sinal ruim do wi-fi pode prejudicar a execução tanto de tarefas simples do dia a dia, quanto de atividades profissionais. Mesmo com um bom serviço de banda larga, sempre pode haver um canto de casa ou do escritório cuja internet não “pega”. Afinal, por que isso acontece?
Ainda que o modem esteja funcionando corretamente, o problema pode estar no roteador, aparelho responsável por propagar o sinal da internet pelo ambiente. Porém, as ondas podem sofrer interferências, que podem ser resolvidas e melhorar a qualidade do wi-fi. A CBL Soluções separou algumas dicas. Confira:
1- Posição do roteador
Às vezes, o sinal de wi-fi não está chegando em todo o ambiente porque está mal posicionado. A recomendação é que o aparelho fique em uma área central para garantir que o sinal chegue em todos os extremos do imóvel. Hoje em dia, existem aplicativos que ajudam a escolher o melhor lugar para instalação.
2- Barreiras físicas e outras interferências
Ainda considerando o local onde o roteador de wi-fi está instalado, é preciso ficar atento a barreiras físicas e outros equipamentos que podem prejudicar o sinal. As próprias paredes e colunas, móveis e espelhos atrapalham a propagação, assim como micro-ondas e telefones sem fio que podem causar interferência.
3- Atualize o roteador
Um sinal de wi-fi fraco pode ser um sintoma de roteador desatualizado. Por isso, a dica é entrar no site do fabricante para verificar se há atualizações de software disponíveis e, caso tenha, seguir o passo a passo para instalar a nova versão. O mesmo vale para aparelhos obsoletos, então, trocar o hardware pode ser a melhor opção em alguns casos.
4- Repetidor de sinal
O repetidor de sinal tem a função de ampliar a área de cobertura do wi-fi e pode fazer bastante diferença em espaços maiores. A instalação é simples, já que a maioria deles precisa apenas ser conectado na tomada e configurado rapidamente com o auxílio de um notebook.
Ainda que o sinal chegue em todos os cantos da casa ou escritório, o excesso de repetidores pode deixar a conexão mais lenta. Portanto, o ideal é analisar e testar os melhores pontos de instalação para otimizar o wi-fi sem perder velocidade.
5- Evite roubo de sinal
Dependendo do tipo ou modelo do roteador, o uso da rede por muitos dispositivos ao mesmo tempo pode prejudicar o alcance do sinal. Então, além de rever as atividades dos demais usuários – streamings e upload de arquivos, e outros “ladrões” de banda larga, podem comprometer, por exemplo –, é essencial evitar o roubo de sinal por vizinhos.
Para isso, a recomendação é trocar o nome e a senha da rede periodicamente, assim, todos os dispositivos serão desconectados e apenas as pessoas com os novos dados conseguirão acessá-la novamente.