É fato que a IA (Inteligência Artificial) fará parte do futuro. Prova disso é que o tema foi destaque nos principais eventos que debatem tendências e tecnologia, tais como SXSW, Web Summit Rio e VTEX Day, realizados no primeiro semestre de 2023. Porém, assim como qualquer nova ferramenta digital, ela possui prós e contras relacionados à cibersegurança.
Listamos os principais benefícios e riscos que a IA pode trazer para a segurança digital de pessoas físicas e empresas. Continue lendo e saiba mais!
Benefícios:
- Eficiência de defesa
A IA pode ser usada para detectar e responder a ameaças de maneira mais eficiente do que os métodos tradicionais, aumentando a eficiência de defesa. Algoritmos de IA podem analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificar padrões, vulnerabilidades e anomalias, e fornecer alertas antecipados de atividades maliciosas.
- Resposta automática a acidentes
Outro benefício da tecnologia é a possibilidade de automatização da resposta a incidentes de segurança, acelerando a detecção, a contenção e a mitigação de ameaças.
- Autenticação e segurança biométrica
A ferramenta pode ser usada para desenvolver sistemas de autenticação mais seguros, como reconhecimento facial, de voz ou de íris. Esses sistemas biométricos podem ser mais difíceis de serem fraudados do que as tradicionais senhas ou códigos de acesso.
Riscos:
- Aumento das ameaças cibernéticas
A mesma tecnologia que pode ser usada para fins defensivos também pode ser explorada por cibercriminosos. Eles podem, por exemplo, utilizar técnicas para desenvolver um malware capaz de se adaptar e evitar a detecção. A IA também pode ser usada para automatizar ataques, realizar phishing de maneira mais convincente ou gerar deep fakes.
- Ataques mais sofisticados
A IA também pode ser usada pelo cibercrime para melhorar a eficácia e a sofisticação dos ataques. Algoritmos de aprendizado de máquina podem ser aplicados para identificar vulnerabilidades em sistemas, otimizar estratégias de ataque e explorar fraquezas de segurança.
- Violação de privacidade
A ferramenta pode ser usada para coletar, analisar e explorar grandes quantidades de dados pessoais. Se não forem implementadas medidas de segurança adequadas, isso pode levar a violações de privacidade e uso indevido das informações.
Como se preparar para os riscos
A cibersegurança tem ganhado cada dia mais protagonismo nas empresas. Isso porque a ação dos criminosos está cada vez mais sofisticada e novas ameaças, como os riscos trazidos pela IA, surgem diariamente. Além disso, atualmente, os dados são vitais para qualquer negócio, e protegê-los é uma questão estratégica.
Por isso, a recomendação é investir na criação de uma área dedicada à segurança digital da companhia. Os especialistas podem identificar ameaças e vulnerabilidades para desenvolver medidas de proteção e evitar prejuízos financeiros e de reputação. Também é importante manter os profissionais atualizados em relação a novos riscos, e para estar por dentro dos novos métodos e ferramentas de proteção.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais!