Cloud ou backup local? Qual a melhor opção para o seu negócio? 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Os dados se tornaram uma parte fundamental da estratégia das empresas. Por isso, o volume de documentos que precisam de backup é cada vez maior. Cabe aos gestores encontrar a melhor solução, com bom custo-benefício, para guardar uma cópia dos dados em segurança, já que vazamentos, roubos ou uso inadequado das informações podem gerar prejuízos legais e financeiros, além de manchar a reputação da companhia.

Vale lembrar que o backup é importante para evitar a perda definitiva de dados em caso de acidente, erro humano ou falha no sistema. Antes de escolher a melhor opção, é preciso entender as necessidades de cada negócio. Atualmente, as duas alternativas mais comuns são o cloud backup (backup em nuvem) e o backup local. A seguir, explicamos como cada um deles funciona. Confira!

O que é cloud backup

Na nuvem, os arquivos são guardados em um servidor compartilhado e remoto, o que permite acesso por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. O modelo se tornou comum devido à facilidade e à comodidade para acessar as informações a qualquer hora, de qualquer lugar. Além disso, é uma tecnologia segura contra vírus, ataques hacker e danos físicos.

O cloud backup mantém a estrutura das pastas com histórico de versões e não apaga os arquivos online quando eles são removidos do dispositivo. Assim, mesmo que um documento seja apagado do computador, ainda será possível acessar sua versão mais recente na nuvem caso o backup esteja em dia. Porém, o serviço não permite a edição de arquivos online.

Vale lembrar que o backup em nuvem é diferente do cloud sync, que é voltado para o armazenamento de dados, a exemplo do Google Drive e do OneDrive, da Microsoft – falamos mais sobre as diferenças neste post.

Vantagens do cloud backup:

  • Possibilidade de recuperar versões recentes arquivos mesmo que o dispositivo físico falhe, pare de funcionar ou esteja inacessível, como em caso de roubo;
  • Contratação de acordo com a demanda e fácil escalabilidade; 
  • Acessibilidade, pois depende apenas de um dispositivo conectado à internet;
  • Segurança contra vírus e outras ameaças virtuais;
  • Baixo custo inicial.

Desvantagens do cloud backup:

  • Não possui versão gratuita;
  • Depende da velocidade e da qualidade do sinal de internet;
  • Custos recorrentes já que, normalmente, é necessário pagar uma mensalidade para manutenção do serviço.

O que é backup local

Por sua vez, o backup local cria uma cópia dos dados em um hardware que deve estar instalado no próprio dispositivo de origem dos dados ou precisa estar conectado a um computador para ser acessado. São exemplos SSD, HD, disco rígido, fitas magnéticas e pen-drive. 

Nesse caso, não há histórico de versões, já que apenas a mais recente fica armazenada. Além disso, no caso de hardwares externos, o backup precisa ser feito manualmente.

Vantagens do backup local:

  • Não depende de uma conexão à internet;
  • Sem custos recorrentes;
  • Alta velocidade e capacidade de armazenamento.

Desvantagens do backup local:

  • Alto custo inicial;
  • Depende do armazenamento correto das mídias físicas, uma vez que podem sofrer ação do ambiente e do tempo;
  • Depende de um computador para acessar as informações;
  • Não mantém histórico de versões;
  • É necessário estar atento à vida útil dos equipamentos;
  • Estão suscetíveis a vírus caso os hardwares sejam conectados a máquinas infectadas.

Qual a melhor opção para o seu negócio? 

O cloud backup é mais comum atualmente e pode parecer mais vantajoso à primeira vista, mas a melhor opção depende das necessidades de cada empresa. Por exemplo, para pequenos negócios que lidam apenas com dados internos, o backup em dispositivos físicos pode ser o ideal porque, mesmo com o custo inicial maior, não há necessidade de escalabilidade e acessibilidade a todo momento.

Porém, grandes companhias que lidam com um grande volume de informações de terceiros, precisam aumentar a capacidade de armazenamento constantemente e em que vários funcionários tenham acesso aos mesmos arquivos, devem optar pelo backup em nuvem.

Assine nossa NewsLetter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *