Como fazer a inteligência artificial trabalhar para você

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A Inteligência Artificial está cada vez mais sob os holofotes. Pode parecer coisa de filme, mas as ferramentas que utilizam essa tecnologia já estão presentes no dia a dia e podem ser valiosas para aprimorar diversas atividades. O assunto ganhou espaço nas rodas de conversa devido à popularização da plataforma de IA generativa ChatGPT, porém, a inteligência artificial ajuda até mesmo a proteger recém-nascidos da sepse.

Antes de começar a usá-la a seu favor, é importante entender os princípios básicos por trás da tecnologia. Trata-se de um campo da ciência da computação que se concentra em criar sistemas que podem realizar tarefas que, até então, exigiam inteligência humana. Para isso, são utilizados conceitos como machine learning (aprendizado de máquina em português), redes neurais e processamento de linguagem natural.

As empresas que desejam inovar podem adotar a IA e transformar diversos processos internos. Listamos maneiras de fazer essa tecnologia trabalhar para você. Confira:

  • Assistentes virtuais

Assistentes virtuais, como Siri, Google Assistant e Alexa, são exemplos de como a IA pode ajudar em tarefas simples do dia a dia, tais como definir alarmes, fazer listas de compras, ajudar o usuário a se informar sobre as principais notícias, saber a previsão do tempo e ainda responder a dúvidas  – “como tirar mancha de caneta da roupa” ou “qual é a capital da Noruega?”, por exemplo. 

  • Análise de dados

Atualmente, a análise de dados é um dos atributos mais vantajosos da inteligência artificial para as empresas. É possível obter insights a partir de grandes conjuntos de dados por meio da identificação de padrões e tendências em diversas áreas da companhia, como vendas e financeiro. Inclusive, há ferramentas que processam a linguagem natural e podem analisar grandes volumes de textos, como comentários de clientes e relatórios.

  • Cibersegurança

A IA ajuda a detectar ameaças avançadas, auxiliando as organizações a se protegerem de invasões, vazamentos e roubos de dados. Entre as possibilidades da tecnologia para a cibersegurança estão a eficiência no tempo de resposta, a análise assertiva de vulnerabilidades, a melhoria na cadeia de fornecedores e a detecção de textos gerados por inteligência artificial, que podem indicar golpes e fraudes – falamos mais sobre o tema neste artigo.

  • Chatbots e atendimento ao cliente

Empresas estão usando chatbots baseados em IA para tornar o atendimento ao cliente mais rápido e eficiente. Esses assistentes virtuais podem responder a perguntas comuns, fornecer informações de suporte e até mesmo realizar transações simples. Podem ser úteis não apenas no SAC, mas também nas áreas de vendas, marketing, entre outras.

  • Personalização

Muitos serviços online, como plataformas de streaming, usam a inteligência artificial para personalizar a experiência do usuário. Ela analisa o comportamento e preferências da pessoa para recomendar músicas, filmes ou produtos, enriquecendo a experiência online. Para companhias de outros segmentos, é possível prever e personalizar pedidos com base em interações anteriores com o cliente, por exemplo.

Esteja atento aos riscos da IA

Do mesmo modo que a inteligência artificial está melhorando diversas atividades das empresas, ela traz riscos relacionados aos crimes cibernéticos, já que a mesma tecnologia que pode ser usada para fins defensivos também pode ser explorada pelos cibercriminosos. Assim, os ataques estão cada vez mais sofisticados, além do aumento das violações à privacidade das pessoas.

A melhor maneira de combater essas ameaças é investir na criação de uma área dedicada à segurança digital na companhia. Especialistas podem identificar ameaças e vulnerabilidades para desenvolver medidas de proteção e evitar prejuízos financeiros e de reputação. 

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