Estamos na reta final de 2023 e está na hora de planejar a estrutura de segurança digital para 2024. Essa deve ser uma prioridade das empresas que lidam com dados, já que novas ameaças surgem constantemente no ambiente virtual, e qualquer dano aos arquivos pode gerar prejuízos financeiros, estratégicos e na reputação dos negócios.
Para as companhias que colocam o pé no freio nesta época do ano, é uma oportunidade para criar novos protocolos e adotar ferramentas em prol da cibersegurança. Por isso, a CBL Soluções listou algumas dicas para começar o ano novo com a estrutura digital em dia. Confira:
- Invista em profissionais de segurança digital
As empresas precisam investir na criação de uma área dedicada à segurança digital. Apenas especialistas são capazes de identificar ameaças e vulnerabilidades para desenvolver medidas de proteção e evitar prejuízos financeiros e de reputação. Também é importante investir na atualização constante desses profissionais, para que eles conheçam novos riscos e métodos de proteção.
- Crie uma cultura voltada à cibersegurança
Ainda que algumas companhias tenham departamentos dedicados à cibersegurança, nem todas se preocupam com o comprometimento de gestores e colaboradores na adoção dos protocolos necessários. É necessário que todas as pessoas da organização, incluindo executivos C-level, estejam engajados e acolham as medidas de segurança sugeridas. Para isso, é importante investir em treinamentos.
- Adote as facilidades da nuvem
A nuvem permite o armazenamento de dados em um servidor compartilhado e remoto, que pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, como computador, smartphone ou tablet. A tecnologia já é muito comum entre pessoas físicas e jurídicas para a realização de backups e o armazenamento de dados, já que oferece uma estrutura robusta de segurança baseada em criptografia.
Ao mesmo tempo, o cloud computing tem ganhado espaço nas empresas, pois oferece diversos benefícios, como fácil escalabilidade e alta acessibilidade. Outra vantagem é que costuma ter bom custo-benefício, uma vez que permite a contratação de acordo com a demanda, ou seja, não requer alto investimento inicial.
- Mantenha softwares e firewalls atualizados
Lembre-se de sempre manter os softwares, antivírus e firewalls atualizados para evitar ciberataques. Os desenvolvedores lançam atualizações que corrigem falhas de segurança ou criam camadas extras contra novas ameaças hacker. Portanto, configure o dispositivo para informar quando novas atualizações estiverem disponíveis ou autorize que elas sejam feitas automaticamente.
- Esteja atento às novidades do setor
A tecnologia avança rapidamente e algumas delas estão mudando (para melhor!) a cibersegurança. A Inteligência Artificial generativa, por exemplo, tem se mostrado uma ferramenta eficiente para proteger os dados e operações digitais das companhias – falamos sobre esse tema aqui.
Os hackers têm estratégias cada vez mais sofisticadas, por isso é necessário tomar todo cuidado possível para não sofrer ataques. Antecipar ameaças e fortalecer as defesas são o caminho para a segurança dos ativos digitais da sua companhia.