Com a maioria dos dados armazenados no ambiente digital, a cibersegurança deve ser uma das prioridades das empresas. Afinal, a violação de informações, como vazamentos, roubo e sequestro, pode comprometer o andamento das operações e a reputação dos negócios. Uma aliada na segurança de arquivos digitais é a criptografia, que usa algoritmos para codificar documentos, que só são liberados com uma chave de segurança.
Explicaremos a seguir o que é criptografia e como ela pode ajudar na cibersegurança das empresas. Siga com a gente!
O que é criptografia?
A criptografia é uma técnica utilizada para proteger a comunicação e a privacidade de informações, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam acessar os dados. Nela, os arquivos se tornam ilegíveis devido à codificação feita por meio de algoritmos matemáticos. Assim, apenas pessoas que tenham uma chave de segurança – composta por uma sequência de caracteres ou números – conseguem acessar os arquivos sem prejuízos.
Embora só esteja sendo amplamente adotada nos últimos anos, a técnica já é utilizada há muito tempo, a exemplo dos bancos, que usam a ferramenta para proteger dados de clientes e transações financeiras, e provedores de computação em nuvem.
Como a criptografia ajuda a cibersegurança das empresas
- Proteção de dados sensíveis:
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) prevê cuidado redobrado com a segurança e o tratamento de dados sensíveis – aqueles que podem prejudicar o indivíduo caso caiam nas mãos erradas, tais como etnia, associação a sindicatos e partidos, religião e orientação sexual. A criptografia é uma importante aliada na proteção dessas informações, já que um eventual invasor não conseguirá acessá-las facilmente.
- Comunicação segura:
Redes sociais, aplicativos de mensagem, e-mail e outras plataformas digitais são o principal meio de comunicação nas empresas atualmente, tanto internamente quanto com parceiros externos. A codificação da rede e das mensagens garante que esses conteúdos estejam seguros. Hoje, os principais aplicativos de mensagem e provedores de e-mail fornecem essa camada de proteção.
- Prevenção contra ameaças internas:
Além de proteger contra ameaças externas, a criptografia também auxilia na prevenção de investidas internas, intencionais ou não. Isso porque a técnica faz com que mesmo pessoas com acesso autorizado não consigam visualizar dados sensíveis e determinadas informações sem as permissões adequadas.
- Segurança em dispositivos móveis:
O aumento do trabalho remoto e das redes em nuvem tornou comum o acesso a informações corporativas através de dispositivos móveis. A codificação também adiciona uma camada de proteção contra ataques a smartphones, notebooks e tablets, além de proteger dos documentos transmitidos em redes públicas de Wi-Fi.
Portanto, a criptografia é uma técnica que ajuda a incrementar a cibersegurança das companhias e, junto com outras ferramentas, resguarda as atividades e a reputação dos negócios. Clique aqui e conheça mais dicas para incrementar a segurança de dados da sua empresa.