LGPD: A sua empresa está realmente adequada?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) começou a valer em 2020, porém, as sanções só começaram a ser aplicadas em agosto de 2021. A nova legislação garante maior privacidade para os dados pessoais. A legislação foi inspirada no regulamento de proteção de dados da União Europeia, em vigor desde 2018.

As empresas que não cumprirem as diretrizes previstas pela LGPD estão sujeitas a advertências, multas de até 2% do faturamento anual e, até mesmo, a proibição parcial ou total da atividade referente ao tratamento de dados. A fiscalização é de responsabilidade da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).

Levantamento da Akamai Technologies aponta que 64% das empresas brasileiras não estão em conformidade com a LGPD e quase um quarto (24%) delas sequer sabem do que se trata a legislação. Para evitar problemas, saiba abaixo se sua empresa está realmente adequada às novas regras:

O que é LGPD

Primeiro passo para saber se sua empresa está realmente adequada é entender o que é LGPD. A regulamentação tem o objetivo de estabelecer uma relação mais transparente entre pessoas físicas e empresas. Em tese, a lei garante que os dados fornecidos por um cidadão brasileiro a uma companhia estão seguros.

Um exemplo é a venda de dados para fins comerciais, prática comum no Brasil. Até então, uma determinada empresa podia comprar a base de dados com informações de clientes de outra empresa. Além disso, as companhias de tecnologia coletavam dados das pessoas conforme o uso das redes sociais no celular, por exemplo.

A partir de agora, a LGPD assegura direitos fundamentais por meio de práticas mais transparentes e seguras. Embora as empresas ainda possam coletar e vender sua base de dados, elas precisam do consentimento do usuário ou cliente.

Segurança de dados

Um ponto fundamental para a sua empresa estar adequada à LGPD é garantir a segurança de dados não apenas da companhia, mas também dos seus clientes. Para isso, é necessário investir em sistemas e ferramentas de proteção de dados. Atualmente, há opções acessíveis para empresas de diversos portes e categorias.

A CBL Soluções é a única empresa no Brasil que oferece serviços conjuntos de armazenamento, segurança e recuperação de dados. Conheça 5 ferramentas que ajudam na segurança de dados do seu negócio, garantindo adequação à LGPD:

1- Sistema de backup automatizado em nuvem: Esta ferramenta permite a realização de cópias de segurança de todos os dados desejados em uma nuvem. A medida evita perdas em caso de falhas mecânicas ou humanas. A CBL Cloud Backup, que possui data center próprio, evitando vazamentos e invasões, é uma das soluções disponíveis no mercado.

2- Firewall: O firewall é um dos melhores recursos para proteção de dados das empresas. A ferramenta impede o tráfego e o fluxo de dados indesejados, evitando perdas, vazamentos e até mesmo o sequestro de dados. O mecanismo também alerta o usuário sobre sites que apresentam algum risco. A CBL Soluções oferece um firewall próprio, desenvolvido por meio de cooperação internacional.

3- Criptografia: A criptografia de dados embaralha informações para que, mesmo que uma pessoa intercepte a comunicação, não consiga compreender o que está sendo dito. O procedimento é feito por meio de algoritmos, que só podem ser decifrados com as chaves adequadas. A encriptação também pode ser feita em dispositivos de armazenamento portáteis, como HDs e SSDs.

4- Computação forense: A computação forense tem como tarefa questões relacionadas à segurança digital. Ela permite avaliar e sugerir melhores práticas de prevenção aos crimes cibernéticos, eliminando possíveis falhas ou vulnerabilidades. A análise é feita por meio de uma auditoria digital e pode ocorrer após problemas ou de forma preventiva.

5- Destruição segura de dados: Quando a sua empresa contrata este serviço, a prestadora apaga os dados com segurança, lógica e magneticamente. Ela também deve providenciar a destruição física de maneira irrecuperável. A CBL Soluções oferece este serviço seguindo parâmetros internacionais.

Colocando a LGPD em prática

A sua empresa só estará totalmente adequada à LGPD se toda equipe estiver engajada e preparada para as novas regras. Por isso, a recomendação é que todos os colaboradores sejam treinados de acordo com a lei de proteção de dados.

Outro aspecto importante é a designação de um encarregado pela proteção de dados da empresa, também chamado de DPO (Digital Protection Officer). Esta pessoa pode ser alguém que já seja da empresa e seja capacitado para a atividade. Há também a possibilidade de contratar um advogado especializado para esta tarefa.

Agora que você viu os principais pontos, já pode saber se a sua empresa está realmente adequada à LGPD. Conte com a CBL Soluções para melhorar a segurança dos dados da sua companhia.

Assine nossa NewsLetter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *