Armazenamento em nuvem: tudo o que você precisa saber

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

                                                   

Armazenar dados é uma tarefa que pode requerer alto investimento e grande disponibilidade de espaço para algumas empresas. Com o avanço da tecnologia e a adoção de novos modelos de trabalho, como o home office, as informações precisam estar disponíveis o tempo todo, em qualquer lugar e com custos reduzidos. Por isso, a nuvem tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo.

Mas afinal, o que é uma nuvem? Esta ferramenta permite o armazenamento de dados em um servidor compartilhado e remoto, que pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, como computador, smartphone ou tablet. Assim, não só empresas, como também pessoas físicas não precisam investir em dispositivos físicos, como HD e SSD. O serviço é contratado sob demanda, mediante assinatura mensal.

Atualmente, as principais gigantes da tecnologia oferecem o serviço de armazenamento em nuvem. Normalmente, há um espaço limitado gratuito para o usuário, de 2 GB a 15 GB, por exemplo, o que costuma ser suficiente para pessoas físicas. Para as empresas que precisam guardar maior volume de arquivos, há diversas opções de planos para se encaixar na demanda da companhia.

Principais vantagens do armazenamento em nuvem

Conforme mencionado acima, uma das principais vantagens de guardar informações na nuvem é a mobilidade. Isso significa que os dados podem ser acessados de qualquer lugar por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet. Curiosidade é que os servidores, chamados de data center, muitas vezes, sequer estão no mesmo país do usuário.

Mais um benefício dessa ferramenta é a segurança, tanto no sentido de evitar o compartilhamento de vírus, quanto no que diz respeito a possíveis defeitos de mídias físicas. Além disso, os custos tendem a ser menores do que comprar um hardware de armazenamento e o espaço disponível é maior, liberando mais espaço no seu smartphone ou computador.

Cloud computing

A computação em nuvem, do inglês cloud computing, usa um servidor remoto para conectar dispositivos dos usuários a recursos centralizados de uma empresa, facilitando o acesso de funcionários que estão em home office ao ambiente corporativo. Normalmente, as companhias optam por uma nuvem privada.

Nessa modalidade, a companhia é quem gerencia o próprio sistema. A rede é acessada por meio de uma rede local corporativa ou WAN (Wide Area Network). Já os colaboradores acessam o serviço por meio de uma rede virtual privada, instalada no dispositivo onde ele irá acessar a rede da empresa.

Na CBL Tech, há planos de 500 GB a 2 TB, que podem ser contratados por empresas de todos os portes e pessoas físicas. O cliente pode, ainda, solicitar a instalação e configuração da CBL Cloud e a implementação de um sistema de backup automático e personalizado. Clique aqui para conhecer as opções e solicitar um orçamento sem compromisso.

Assine nossa NewsLetter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *