Armazenar dados em nuvem é realidade em boa parte das empresas e também entre pessoas físicas. Trata-se de uma ferramenta onde os arquivos são guardados em um servidor compartilhado e remoto, o que permite acesso por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. O modelo se tornou comum devido a facilidade e comodidade para acessar as informações, além de ser seguro contra vírus e danos materiais.
Entretanto, o que nem todo mundo sabe é que existem pelo menos duas maneiras de manter arquivos em nuvem, o cloud backup (backup em nuvem) e o cloud sync (sincronização em nuvem). É importante conhecer as diferenças, pois cada serviço disponibiliza opções diferentes para armazenamento, compartilhamento e acesso. Então, continue lendo para escolher a melhor alternativa para você ou sua empresa.
Cloud sync
O cloud sync é a ferramenta comumente atrelada ao armazenamento em nuvem, abrangendo plataformas como o Google Drive e o OneDrive, da Microsoft. Neste caso, sempre que o dispositivo está conectado à internet, o servidor copia arquivos instantaneamente da pasta selecionada no computador ou smartphone. Embora não seja regra, oferece opções de compartilhamento e edição de documentos.
A modalidade permite que as alterações no arquivos sejam espelhadas em todos os dispositivos conectados à conta. Por exemplo, se o usuário editar, pelo smartphone, um documento de texto armazenado no serviço X de cloud sync, o mesmo documento será atualizado no notebook e tablet que estão conectados à mesma conta do serviço X.
As plataformas costumam oferecer um espaço para armazenamento gratuito e planos pagos para quem precisa de mais memória.
A desvantagem é que a ferramenta normalmente guarda um número limitado de versões por um determinado período, deletando arquivos da nuvem quando eles são removidos do dispositivo. Então, se a pessoa apagar uma foto do celular com serviço de sincronização na nuvem, a imagem também será apagada do sistema online. Portanto, requer cuidado extra ao excluir quaisquer informações de um dos aparelhos conectados à conta.
Cloud backup
Por outro lado, o cloud backup mantém a estrutura das pastas com mais precisão com histórico de versões mais longo. Este serviço não apaga os arquivos online quando eles são removidos do dispositivo. Isso significa que a mesma foto do exemplo acima seja mantida na nuvem após ser excluída do smartphone.
No entanto, normalmente a ferramenta não permite o compartilhamento e a edição de documentos online. Isso porque o objetivo principal é guardar uma cópia inalterada dos arquivos em um local seguro, já que o cloud backup possui uma estrutura maior contra vírus maliciosos, como os ransomwares, quando comparado ao cloud sync.
As plataformas de backup em nuvem não costumam oferecer versões gratuitas e podem ser contratadas por assinatura ou de acordo com o número de dispositivos conectados à conta.
Serviços híbridos
Hoje, algumas plataformas oferecem ambas opções, o cloud sync e o cloud backup. Porém, os serviços ficam em espaços separados do aplicativo, inclusive o Google Drive. Por exemplo, um usuário do Android pode fazer o backup do celular com a mesma conta do Google Drive que usa para guardar outros arquivos online, como documentos e planilhas, em seu notebook.
Uma resposta