A digitalização de dados é uma realidade na maioria das empresas. Manter essas informações em segurança é vital para a saúde dos negócios, já que a perda de arquivos pode prejudicar a estratégia e a competitividade. Por isso, investir em backup em nuvem é importante para as companhias da atualidade.
Ainda que as organizações estejam cientes da relevância do procedimento, há casos cuja cópia de segurança fica armazenada em HDs, fitas magnéticas ou servidores locais. No entanto, esses são meios suscetíveis a danos físicos ou erros humanos que podem significar a perda de dados importantes.
Por outro lado, o cloud backup traz mais segurança e garantias de que a empresa sempre pode recuperar informações. Afinal, por que é saudável investir no backup corporativo em nuvem? Continue lendo e saiba mais!
Segurança da nuvem
Primeiramente, é importante entender que a nuvem é um servidor que faz a comunicação entre os dispositivos – notebooks, tablets, smartphones, etc – e os data centers que estão espalhados pelo mundo. Portanto, os equipamentos responsáveis pelas cópias de seguranças dos dados podem estar em um país diferente de onde a empresa está.
Vale destacar que os data centers possuem alto nível de segurança digital e física. Além disso, os arquivos ali armazenados são protegidos com criptografia, firewalls e outras ferramentas de segurança para evitar ataques criminosos. Então, o backup na nuvem é seguro não apenas contra as ações do espaço e do tempo, mas também contra ciberataques.
Hoje, grandes empresas como Google, Microsoft, Apple e Amazon oferecem o serviço.
Serviço sob demanda e redução de custos
O cloud backup também é vantajoso porque permite a contratação sob demanda, ou seja, a companhia paga apenas pelo espaço necessário para manter a cópia das informações, podendo diminuir ou aumentar o pacote com facilidade de acordo com a necessidade. Então, a organização não precisa de um investimento inicial alto nessa operação.
Aliás, além de economizar na implementação do sistema, já que não requer a compra de hardwares com alta capacidade de armazenamento de uma só vez, os custos para a manutenção do backup em nuvem são menores do que em outros dispositivos, fora a economia de espaço físico para armazenamento.
Automação e acessibilidade
Para garantir que todos os arquivos tenham uma cópia segura, a companhia pode acionar o backup automático em períodos personalizados. O cloud backup mantém a estrutura das pastas com histórico de versões e o serviço não apaga os arquivos online quando eles são removidos dos dispositivos. Assim, mesmo que um dado seja deletado do computador, por engano ou não, ainda será possível recuperá-lo.
Inclusive, outra vantagem é a acessibilidade, pois qualquer colaborador autorizado pode acessar as informações guardadas na nuvem por meio de um dispositivo conectado à internet, de qualquer lugar do mundo. Essa característica é ainda mais importante em tempos cujo trabalho remoto é comum.
Rapidez na implementação e localização de dados
Ao contrário de outras modalidades, principalmente o uso de servidores locais, a implementação do backup em nuvem é fácil e rápido: basta contratar o serviço para que ele fique disponível. A partir de então, é preciso apenas conectar os dispositivos à internet e iniciar a criação de cópias de segurança.
O cloud backup também oferece rapidez na localização de dados, principalmente quando comparado a modelos offline de armazenamento ou fitas magnéticas que requerem equipamentos específicos para leitura.