Cada dia mais empresas estão aderindo à nuvem, que está revolucionando o setor de TI. Não à toa, o valor de mercado dessa tecnologia deve chegar a US$ 1,6 trilhão até 2030. A computação em nuvem é uma das ferramentas que estão tornando companhias de todos os portes e segmentos mais competitivas.
Trata-se de um recurso que mudou como as organizações lidam com dados e aplicativos, além de ser um dos carros-chefe da transformação digital. Também chamada de cloud computing, a tecnologia pode melhorar processos administrativos e organizacionais, e ganhou ainda mais espaço com a popularização do trabalho remoto.
A CBL Soluções separou 5 motivos para sua empresa adotar a computação em nuvem. Confira:
1- Escalabilidade e flexibilidade
A cloud computing permite que a companhia avalie a necessidade de recursos com mais eficiência e rapidamente. Isso porque é possível aumentar ou reduzir a capacidade de armazenamento e processamento, por exemplo, de acordo com a demanda. Assim, os gestores têm mais flexibilidade para lidar com a oscilação do volume de tarefas.
2- Redução de recursos
A organização que adota a computação em nuvem também pode reduzir custos com infraestrutura de TI. A nuvem conta com diversos recursos sob demanda que acabam com a necessidade de investimento em servidores físicos, espaço de armazenamento e manutenção contínua.
A tecnologia reduz não apenas as despesas iniciais da operação, mas também a longo prazo, uma vez que os provedores dos serviços fazem atualizações e manutenções constantes. Isso elimina a preocupação com a atualização de softwares e manutenção da infraestrutura.
3- Segurança
A segurança dos dados deve ser um dos pilares de qualquer negócio nos dias de hoje. Os provedores de cloud computing oferecem recursos avançados para proteção das informações, tais como criptografia e controles de acesso rigorosos. Inclusive, esses ambientes costumam ser mais seguros do que redes próprias de empresas.
Outra vantagem é o backup automático dos documentos, facilitando a recuperação dos dados em caso de defeitos de hardware ou desastres naturais.
4- Disponibilidade e acessibilidade
A tecnologia em nuvem permite que dados e aplicativos sejam acessados e editados remotamente, de qualquer lugar e a qualquer momento. Basta que o colaborador tenha um dispositivo conectado à internet, como um tablet ou smartphone. Esta é uma das principais vantagens para as organizações que adotam o home office.
5- Organização e eficiência
Os processos de uma companhia acabam sendo otimizados ao adotar a cloud computing. A tecnologia permite que todos os documentos fiquem centralizados no mesmo ambiente, facilitando a localização. Além de não perder tempo para encontrar determinado dado, os colaboradores conseguem visualizar e editar a versão mais recente de cada documento, evitando confusões entre várias versões do mesmo documento.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais!