Os dados sensíveis são uma categoria criada pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) para elementos que podem prejudicar o indivíduo caso caiam nas mãos erradas. São informações sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política e saúde, além de dados genéticos ou biométricos. Por isso, a proteção desses materiais requer ainda mais atenção.
Vale lembrar que a lei determina que a empresa é totalmente responsável pelos dados pessoais que armazena e está sujeita a sanções em caso de descumprimento das diretrizes, incluindo o vazamento dessas informações. O texto prevê advertências, multas de até 2% do faturamento anual e, até mesmo, a proibição parcial ou total da atividade referente ao tratamento de dados.
A CBL Soluções elencou cinco dicas para proteger os dados sensíveis da sua empresa. Confira:
1- Invista em sistemas de segurança
O primeiro passo para proteger dados sensíveis é investir em sistemas de segurança. É importante adotar medidas como firewalls, antivírus, criptografia e autenticação de dois fatores. Também é recomendado manter sistemas operacionais e softwares devidamente atualizados para garantir todas as correções de segurança disponibilizadas pelos desenvolvedores.
2- Treine os colaboradores
Todos os colaboradores da companhia, incluindo C-level, precisam conhecer e receber treinamento para lidar com dados sensíveis e demais particularidades da LGPD. É preciso criar políticas claras de segurança da informação e criar métodos para garantir que todos sigam as regras.
A proteção de elementos sensíveis está em pequenas práticas do dia a dia. Por exemplo, a criação de senhas fortes, saber reconhecer phishing e compartilhar documentos confidenciais apenas por meios seguros são essenciais para evitar o vazamento de informações.
3- Faça a destruição segura de dados
Se a companhia decidir se livrar de mídias físicas de armazenamento, como SSDs e HDs, ou apagar documentos de um dispositivo, é necessário garantir que a destruição dos dados sensíveis seja permanente. Caso contrário, criminosos podem usar técnicas e softwares para recuperar informações que foram simplesmente jogadas na lixeira do computador.
É necessário contratar uma empresa especializada para que os arquivos sejam eliminados corretamente. Além da desmagnetização e destruição mecânica de hardwares de armazenamento, é preciso utilizar softwares para a exclusão definitiva de informações de uma máquina.
4- Faça backups regulares
Fazer backups regulares garantem a recuperação de dados em caso de incidentes, como desastres, ataques cibernéticos ou até mesmo a exclusão acidental. No entanto, é preciso garantir que o sistema de backup escolhido seja seguro, com sistemas de criptografia e outros protocolos. A dica é contratar um sistema de backup em nuvem, que possui um dos melhores custo-benefício para manter uma cópia atualizada de arquivos.
5- Contrate especialistas em cibersegurança
Uma maneira de colocar as dicas acima em prática com eficiência é contratar especialistas em cibersegurança. Esses profissionais avaliam a infraestrutura da empresa para identificar vulnerabilidades e propor soluções personalizadas para proteção de dados sensíveis. Atualmente, muitas companhias, principalmente as grandes, têm criado departamentos exclusivos para a proteção cibernética.
A CBL Soluções oferece serviços que ajudam sua empresa a proteger dados sensíveis. Além da eliminação definitiva de informações, temos um sistema seguro de nuvem para manter seu backup em dia. Clique aqui e fale conosco!