Os dados são hoje fundamentais para praticamente qualquer negócio. Eles ajudam uma empresa a tomar decisões estratégicas, uma vez que refletem a realidade financeira, contábil, operacional e de outros setores do negócio. Assim, o desaparecimento de informações pode causar prejuízos financeiros e abalar a reputação de uma companhia. Por isso, é necessário adotar hábitos que previnem a perda de documentos importantes.
Se mesmo adotando cuidados, como protocolos de cibersegurança e organização, os dados da companhia sumirem, é necessário seguir algumas recomendações para evitar os efeitos negativos nas operações. A CBL Soluções listou os cinco primeiros passos. Confira:
1- Avalie a extensão do problema
Ao notar o desaparecimento de dados, o primeiro passo é reunir as equipes responsáveis pela gestão das informações, como o setor de cibersegurança ou TI e os colaboradores que lidam diretamente com eles, para avaliar a extensão do problema. O ideal é identificar quais documentos foram afetados, quando foram perdidos e quais os impactos desse sumiço nos negócios. A partir de então, é possível criar uma estratégia para lidar com o problema.
2- Identifique a causa da perda de dados
Em seguida, é importante investigar as causas da perda dos arquivos. Com o auxílio do departamento técnico responsável, é possível identificar que o problema foi causado por falha de hardware, como HDs e SSDs, erro humano, ataque cibernético ou problemas no software – por exemplo, há casos de atualizações de sistema operacional que somem com arquivos caso não sejam tomados alguns cuidados; falamos mais sobre isso aqui.
Se a fonte do problema não for identificada, o mercado conta com profissionais de recuperação de dados e computação forense que podem identificar a razão do sumiço dos documentos.
3- Verifique os backups
As companhias que lidam com dados precisam ter uma política bem-desenvolvida de backup. Afinal, eles permitem a recuperação de informações cruciais nessas situações. Se o backup estiver atualizado e disponível, será fácil recuperar os arquivos desaparecidos, evitando mais prejuízos. Por isso, é imprescindível que os gestores invistam em ferramentas seguras e eficazes, tais como nuvem e fitas magnéticas.
4- Procure a ajuda de especialistas
Se não for possível recuperar os arquivos por meio dos backups, a recomendação é buscar ajuda profissional. Empresas especializadas, como a CBL Tech, possuem as ferramentas e a experiência necessárias para recuperar os dados, sobretudo quando o sumiço ocorreu devido a um ataque cibernético ou uma falha complexa no sistema. É possível restaurar informações de dispositivos como HDs, SSDs, fitas magnéticas e servidores RAID.
5- Aprenda com a situação
É normal que os gestores fiquem desesperados ao notar o sumiço de documentos. O mais importante nessas situações é entender o que de fato aconteceu e aprender com a situação. Caso tenha sido um erro humano, por exemplo, é necessário capacitar e conscientizar a equipe sobre a importância dos dados e como mantê-los seguros. Se foi um problema no hardware, é possível investir na modernização e no armazenamento adequado dos dispositivos.
Quando o problema foi causado por um ataque hacker, é imprescindível investir em protocolos de cibersegurança. Além de contratar um especialista que poderá identificar vulnerabilidades e propor as mudanças necessárias, é essencial manter o antivírus e o sistema operacional dos computadores sempre em dia. E é claro, mantenha um sistema de backup eficiente e atualizado.
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