Diariamente, as companhias recolhem e lidam com um grande volume de dados. Eles podem ser uma mina de ouro para os negócios, desde que os gestores saibam como tratar as informações para transformá-las em estratégias de sucesso. No entanto, poucas companhias estão preparadas para isso, e muitas nem sequer conhecem o potencial dos elementos que têm em mãos.
As empresas orientadas por dados (ou data-driven, em inglês) têm mais chances de prosperar. Segundo artigo da empresa de inteligência de mercado IDC, firmas com conhecimento de dados relataram aumento de três vezes na receita, com três vezes mais possibilidade de reduzir o tempo de lançamento de novos produtos e serviços, além de aumento da satisfação do cliente, lucros e eficiência operacional.
Porém, a maioria ainda deixa o assunto de lado: 68% de todas as informações coletadas não são analisadas, enquanto 82% das companhias precisam lidar com obstáculos como silos de dados, aponta pesquisa da consultoria Gartner. Ainda, 70% das empresas coletam dados mais rápido do que são capazes de analisar, conforme levantamento da Dell, em parceria com a Forrester.
Afinal, o que é uma empresa orientada por dados?
Uma empresa data-driven é aquela que toma decisões baseadas em informações que foram previamente coletadas, analisadas e interpretadas a partir de diferentes fontes. Assim, a definição de novas estratégias considera evidências objetivas e números concretos.
Organizações com essa cultura precisam criar métodos eficientes e seguros para coletar, armazenar e processar os dados relevantes em diversas áreas do negócio, como vendas, marketing, cadeia de suprimentos, operações e atendimento ao cliente. Para isso, utilizam vários elementos, a exemplo de informações demográficas, dados de transações, feedback do cliente e métricas de desempenho.
Quais são as vantagens de ter uma cultura data-driven?
Conforme mencionado, as companhias com a cultura guiada por dados acabam notando aumento na receita. Entre as vantagens que levam a esse resultado estão:
- Tomada de decisões mais precisa: ao basear decisões em dados, as empresas têm uma visão mais precisa do que está acontecendo no mercado e dentro da organização, reduzindo o risco de criar estratégias com base em suposições incorretas.
- Melhoria contínua: com a análise de dados, as companhias podem identificar áreas de oportunidade e pontos fracos em suas operações. Assim, é possível otimizar processos, aprimorar produtos e serviços, promovendo a melhoria contínua dos negócios.
- Personalização: é possível oferecer produtos e serviços personalizados com base em comportamentos e preferências indicados pelos clientes, deixando o consumidor mais satisfeito e, consequentemente, aumentando as vendas.
- Economia de recursos: A análise de informações também pode ajudar as empresas a alocar recursos de maneira mais eficiente, já que contribui para atividades como gestão de estoque, alocação de pessoal e otimização de orçamento de marketing.
- Previsão e antecipação: Com base em dados históricos e tendências, os gestores podem antecipar mudanças no mercado e agir proativamente para se adaptar a elas.
Desafios para criar uma empresa orientada por dados
Apesar de ter várias vantagens, criar uma empresa orientada por dados depende da superação de alguns desafios. Um dos principais é mudar com eficiência a cultura interna pela valorização e análise dos dados. O processo depende de treinamentos, capacitação e comprometimento de todos os níveis da organização. Por isso, requer tempo e investimento financeiro inicial.
É imprescindível criar métodos para coletar e analisar dados com eficiência. Em alguns casos, a companhia tem um grande volume de informações, mas elas são insuficientes ou imprecisas. Então, é preciso saber de que maneira e quais dados coletar para um bom resultado. Por exemplo, não adianta coletar dado X se a companhia precisa dos elementos Y e Z para tomar determinada decisão.
Ainda sobre a qualidade dos arquivos, é necessário apostar em tecnologias adequadas para coleta, armazenamento e análise. Também é importante que os funcionários sejam treinados para usá-los, além de participarem ativamente na escolha e adaptação das ferramentas à rotina da empresa.
E é claro que quando falamos em dados, é importante estar atento à proteção de todos os arquivos. Investir em um departamento de cibersegurança deve ser o primeiro passo para criar protocolos de segurança em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Embora o caminho para se tornar uma empresa data-driven seja desafiador, o resultado pode valer a pena e ser crucial para o sucesso dos negócios nos dias de hoje.