5 tecnologias disruptivas em que ficar de olho nos próximos anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A tecnologia tem avançado rapidamente e mudado o nosso cotidiano. Ainda que algumas novidades pareçam longe da realidade, as empresas que desejam se preparar para o futuro e aproveitar as oportunidades precisam ficar de olho nos avanços que prometem ser disruptivos nos próximos anos. Afinal, grandes rupturas não acontecem do dia para a noite, e as principais apostas para a próxima década já estão dando os primeiros sinais por aí.

Segundo Ben Pring, vice-presidente da consultoria Gartner, “ignorar uma disrupção nas suas fases iniciais costuma elevar o preço de entrada em seu ciclo de desenvolvimento – estrategicamente, financeiramente, existencialmente”. Por isso, separamos cinco tecnologias disruptivas citadas por ele para ficar de olho nos próximos anos e, quem sabe, aproveitá-las para se destacar no mercado. Confira:

  1. Metaverso no ambiente de trabalho

As discussões sobre o metaverso vêm e vão, mas o fato é que ele faz parte do futuro. Trata-se de um ambiente digital imersivo, que virtualiza experiências humanas, com capacidade de causar mudanças positivas nos ambientes de trabalho. As empresas que aderirem a esse espaço virtual poderão mudar totalmente a cultura organizacional e criar um espaço mais colaborativo.

Por meio de ferramentas de realidade virtual, uma companhia com colaboradores espalhados pelo mundo pode criar uma infraestrutura virtual que permita a interação mais próxima entre os colegas e com os clientes, por exemplo.

  1. Carros elétricos carregados via wireless

Os carros elétricos já são uma realidade, embora ainda não sejam a opção preferida entre os consumidores. Um dos obstáculos para a popularização é a falta de modelos e pontos de recarga fáceis e eficientes. O carregamento sem fios poderia ajudar a acelerar a implementação, oferecendo carregamento em tempo real, em movimento, com energia da estrada ou de outros veículos com cargas maiores. Essa evolução trará uma geração de carros em que os softwares estarão muito mais presentes – e a necessidade de estradas inteligentes.

  1. Grafeno em substituição ao silício

O grafeno é um material produzido a partir do grafite e que poderá ser utilizado como semicondutor em dispositivos eletrônicos. Seria uma opção financeiramente mais vantajosa e com melhor desempenho do que semicondutores fabricados com materiais como o silício. Ele é mais eficiente na condução de calor e eletricidade, tornando dispositivos de computação e eletrônicos mais rápidos.

  1. Tecnologia descartável

A descartabilidade está caminhando a passos largos na área da TI, já que os gestores estão trocando constantemente seus equipamentos para acelerar o processo de inovação dentro das empresas, além de atender às demandas dos colaboradores por soluções mais rápidas e eficazes.

Assim, a tendência é que as companhias fornecedoras de tecnologia, independentemente do setor, criem modelos que facilitem a troca e substituição de diferentes equipamentos e softwares. Isso requer atualização rápida e contínua das metodologias para criar soluções modernas e sustentáveis para não perder espaço para a concorrência.

  1. Digital humans mais realistas

Os digital humans, chamados de avatares digitais no Brasil, são robôs guiados por inteligência artificial, podendo demonstrar expressões faciais e outros comportamentos humanos. É como se a Alexa, da Amazon, ou a Siri, da Apple, ganhassem um corpo. Embora ainda seja uma tecnologia pouco conhecida pelo público em geral, ela promete ganhar força e se tornar cada vez mais realista nos próximos anos, por meio da integração a sistemas de linguagem natural.

A projeção é que esses avatares possam desempenhar qualquer função que atualmente é exercida por um humano de maneira instantânea e eficiente. Eles podem se tornar especialmente úteis em trabalhos repetitivos ou que requerem disponibilidade e respostas rápidas, como atendimento ao cliente.

Acesse o blog da CBL Soluções e fique por dentro das principais novidades em tecnologia e segurança de dados!

Assine nossa NewsLetter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *